• Mario Cezar Nogales

Como melhorar a sua conversão de reservas diretas



Um luxo para uns, uma realidade para outros, o fato é que a conversão de reservas diretamente entre hóspedes e hotéis, historicamente falando, sempre foi maior que as reservas realizadas por distribuidores.


Na atualidade a facilidade de contratação das OTA’s (On Line Travel Agencies) ou mesmo a facilitação de contratação de sites e motores de reservas transformou as vendas hoteleiras a ponto de existirem meios de hospedagem que sequer tem algum setor comercial colocando 100% de sua disponibilidade nos diversos distribuidores.

Quando se trata de gestão, e é por isso que sempre afirmo que não existem hotéis ruins, o que existem são hotéis mal administrados; cada centavo conta no momento de angariar fundos para a distribuição dos resultados a sócios e investidores.

Os velhos formatos de redução de custos com perda de qualidade já são historicamente fracos no quesito de melhoria de desempenho já que hóspedes percebem estas reduções e acabam partindo para o concorrente.

Vender a diária mais barata também não resolve, já que a fidelização fica a cargo do preço e não de sua qualidade e centavos de diferença farão com que seu hóspede parta para a concorrência.


Automatizar, apesar de ser um grande diferencial, que requer investimento maior de implantação o que deixa o custo fixo bem menor, contudo ainda não foi assimilada corretamente no país assim como e o hóspede brasileiro ainda não confia em sistemas automatizados, outro ponto é a transmissão dos dados já que nossa internet ainda é muito fraca se comparada com países da América do Norte, Ásia ou Europa.

Vender para o governo já se mostrou que tem vida curta e se trata de um grande tiro no pé, principalmente quando há troca de partidos ou mesmo quando o que está lá acaba transformando tudo em uma “quizumba” incontrolável com alto risco de pagamento de taxas maiores que as normais ou retirada de todas as reservas para outro concorrente com um “acordo melhor”.


Estas e outras nuances fazem com que o gestor brasileiro fique encurralado no mercado e muitas vezes se torne refém dele, sem saber para onde ir e deixando a maré que o leve o que coloca, em muitos casos, meios de hospedagem em cheque ou que pelo marasmo da situação perca de vez a qualidade transformando-o em mais um hotel “zumbi” que apenas existe para pagar contas.

Para se manter no mercado com a força vital necessária e em pé de igualdade com as redes hoteleiras o que se torna necessário é a inteligência em saber o que se lhe é caro ou o que se lhe é barato, uma simples análise pode demonstrar isto, basta verificar o que de fato lhe traz resultados.

Partindo para a gestão de receitas (revenue management), o mix entre distribuidores, contratos, reservas diretas e seus custos e sua equipe de vendas, parece ter sido esquecido entre os administradores hoteleiros atuais, assim como o hábito de baixo investimento em táticas comerciais deixa com que as grandes marcas naveguem de vento em popa para todas as situações. Mudar isto com a tecnologia atual é bastante prática e viável, veja como:

Análise de contratos

Quantas vezes você analisou o relatório de produção por clientes?

Neste relatório é possível verificar a produção que cada empresa e/ou contrato vem realizando com número de diárias, receita e diária média; é através dele que você pode conceder maior desconto para aqueles que vem produzindo mais ou reduzir descontos daqueles que pouco produzem. Outra forma é o de verificar este pequeno produtor e conversar com ele, verificar a viabilidade em aumentar a quantidade de reservas concomitantemente com alguma vantagem.

Análise dos distribuidores

Com o filtro correto na análise de contratos é possível verificar a produção de todos os seus distribuidores comissionáveis ou NET e realizar a mesma operação, manter ou aumentar os preços de quem produz ou não produz, realizar novos acordos e acompanhar a produção.

Taxa de conversão

Quantas solicitações de reservas você recebe e quantas de fato se transformam em hospedagem?

Essa é uma pergunta que até mesmo grandes redes, algumas vezes, não sabem responder, mesmo as visitas que acontecem em seu site são possíveis de realizar uma contagem de quantos visitantes e quantos fechamentos foram realizados. É a partir desta questão que você começará a se questionar, por que não fecham?



 

Partindo para ação

Depois de realizar todas estas análises, agora é realizar a ação para que as conversões sejam mais frequentes de forma direta e reserve um espaço para seus distribuidores, afinal de contas “uma andorinha só não faz verão”.


Facilitando a vida do cliente

Nada pior do que entrar num site de reservas e quando for comparar com o site do hotel o nome das UH’s são diferentes, o que não deixa o hóspede comparar, ou seja, o nome do tipo de UH que você vende nos distribuidores deve ser igual ao nome que você dá em seu site.

Paridade de preços

Nada pior que encontrar uma tarifa mais barata no distribuidor que diretamente no hotel, pior ainda quando o hóspede liga no hotel e pede desconto para fazer a reserva de forma direta e não consegue o que o acaba levando de volta para o distribuidor, o mínimo a ser feito aqui são tarifas iguais aos praticados pela menor tarifa comissionada.

Ofertas exclusivas

Dê opções e vantagens para que os hóspedes desejem fechar reservas diretamente em seu meio de hospedagem tais como: early-check-in ou late-check-out, água mineral no frigobar, café da manhã servido na UH, etc.

Descontos especiais

Fazer com que hóspedes sejam membro de clube de descontos próprio é muito significante já que é possível ter maior taxa de retorno (pax return) e tarifas mais atrativas do que nos distribuidores, por exemplo, se você pagar 13% de comissão média, os hóspedes que participam do clube de descontos podem ter a vantagem de ter 5% sobre a menor tarifa praticada.

Urgência na efetivação

Criar mensagens de urgência para o fechamento da reserva é uma prática bastante antiga em vendas, “últimos lugares”, “outros estão vendo a sua mesma opção” criam esta urgência na efetivação de uma boa proposta “last minute”

Para se ter uma gestão de receitas plausível é necessário que a conversão de reservas diretas seja realizada de forma eficiente e que aumente a sua diária média e isto só se consegue com inteligência e treinamento, consulte sempre um especialista e mãos à obra!

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