HOTELARIA 1.01
RevPAR
Uma métrica bastante utilizada na atualidade em meios de hospedagem e serve para dimensionar o preço médio em que cada unidade habitacional, independente se ocupada ou não, tem como preço médio de diárias.
O acrônimo RevPAR do idioma inglês Revenue Per Available Room significa em português Receita por Unidade Habitacional Disponível. Esta métrica pode ser utilizada para vários empreendimentos ou serviços, basta apenas mudar o foco do que será medido, por exemplo Receita Por Cadeira Disponível (para caso de ônibus, aviões e restaurantes) ou Receita por Quilo Disponível (para o caso de venda de hortifruti), além de outros focos, tais como: metro quadrado disponível, pares disponíveis, etc.
O Cálculo do RevPAR é bastante simples e temos duas formas, a primeira basta dividir o faturamento total em receita de hospedagem pelo número de unidades habitacionais disponíveis, já a segunda, basta multiplicar a diária média pela taxa de ocupação; veja o exemplo:
Resultado do Hotel em março
Receita de Hospedagem: R$ 980.358,00
Disponibilidade: 3.000 UH’s
UH’s Ocupadas: 2.125
Diária Média: R$ 461,34
Taxa de Ocupação: 70,83%
RevPAR: R$ 326,79
Utilizando a primeira fórmula:
Receita de Hospedagem dividida pela Disponibilidade
Utilizando a segunda fórmula:
Diária Média multiplicada pela Taxa de Ocupação
Para que serve?
Em questões com investimentos no negócio hoteleiro esta métrica demonstra ao proprietário que cada UH que ele construir ou destruir ganhará ou perderá aquele valor diário, neste exemplo, se for construído dez unidades habitacionais adicionais ao empreendimento, poderá contar com uma receita diária de R$ 3.267,90; mesmo para outros investidores que queiram entrar no negócio hoteleiro, conhecer esta métrica lhe dará uma demonstração de quanto poderá faturar de acordo com o numero de UH’s que serão construídas.
Obviamente que o RevPAR deve ser comparado com hotéis de mesmo nível, categoria e serviços existentes pois, se um RevPAR de um hotel que tem: restaurante, piscina e estacionamento; deverá ser diferente de outro hotel que tem apenas hospedagem.
Por este motivo que o RevPAR é medido mensalmente, semestralmente e anualmente, para que se tenha uma ideia das possibilidades de faturamento de acordo com a sazonalidade do negócio e de acordo com o ano integral.
As melhores medições são aquelas em que a moeda utilizada tenha pouca variação, como o Dólar Americano ou o Euro da Comunidade Europeia. Desta maneira é possível avaliar o real crescimento de faturamento do negócio hoteleiro.
Pontos Importantes
A análise do RevPAR consiste não apenas de forma comparativa com outros meios de hospedagem ou sua evolução durante os anos, é muito importante avaliar a eficiência do negócio em questão, podemos comparar com hotéis de mesma propriedade ou mesma marca em mesma base de categorias e serviços o qual podem apresentar o mesmo RevPAR com Taxas de Ocupação diferentes, um exemplo clássico é:
HOTEL 1 | HOTEL 2 | |
ADR | R$ 350,00 | R$ 277,44 |
TOcc% | 65,00% | 82,00% |
RevPAR | R$ 227,50 | R$ 227,50 |
Percebam que a Taxa de ocupação do Hotel 2 é maior que a do Hotel 1 e ambos com a mesma RevPAR, apesar de ambos estarem na mesma categoria, tem os mesmos serviços, serem da mesma marca e estão na mesma região existe uma taxa de ocupação diferente entre um e outro, afinal de contas, qual teve o melhor resultado?
Se observamos pelo lado financeiro, podemos afirmar que o Hotel 2 obteve um resultado menor que o Hotel 1 pois gerou mais gastos e maior desgaste do produto, contudo, pelo lado comercial, podemos afirmar que o Hotel 2 conseguiu entender melhor o mercado e seus clientes que o hotel 1. Economicamente falando, em questões de escassez, quanto maior a procura maior deve ser o preço e seu contrário é idêntico, quanto menor a procura, menor deve ser o preço para sua alavancagem, esta análise será melhor entendida e avaliada de acordo com a necessidade que o investidor sente com relação ao seu produto.
Se utilizarmos a mesma comparação e adicionarmos a informação que o Hotel 2 inaugurou a seis meses atras, demonstra que houve eficiência comercial, já que pode ter tomado mercado de seu concorrente o Hotel 1.
Em todos os casos, é necessário uma análise mais profunda do mercado quando avaliamos os diferentes resultados com o RevPAR.
Commentaires