Se seu Hotel/Pousada não gera conteúdo. Está da hora de começar!


Quando eu penso em uma pessoa de conteúdo, eu logo imagino alguém que eu quero estar perto, porque ela tem coisas que eu quero conhecer, aprender ou desenvolver. Ela me inspira e me encanta. No Marketing de Conteúdo não é diferente e dentro do seguimento hoteleiro, oferecer um conteúdo de qualidade é um diferencial.


Como anda seu site? Seus funcionários estão atentos a como receber e responder os e-mails, os comentários? A sua pagina no Facebook é interativa? Como você tem usado o Whatsapp? O Instagram? E o mais importante: VOCÊ PRODUZ CONTEÚDO?


“Bom dia!”, “Boa tarde!” e “Boa noite!”, no Facebook do Hotel não é conteúdo! Promoção de dias das mães também não! Conteúdo é você dizer de diversas formas o porquê que seu hotel ou pousada é muito, muito bom e vale o preço que você cobra! É despertar no visitante do seu blog ou do seu site um encantamento em cada serviço e informação que você oferece.

É apresentar o que seu meio de hospedagem tem de melhor, seu jeito de receber, a atenção que você oferece aos seus hospedes, faz com que os olhos brilhem e desejem como nunca aquilo que eles fitaram.


É fácil, Não?! Requer dedicação, empenho e o mais importante: constância!

Não adianta você produzir um conteúdo hoje e daqui a 6 meses outro. Tem que ser rotina, uma vez por semana ou a cada 15 dias, tem que acostumar seus seguidores e futuros clientes e te desejar.

Seguindo os passos do posicionamento dos Hotéis na internet, fiz uma breve pesquisa para entender como o hospede busca um meio de hospedagem. E como já imaginava as as OTA's(Online Travel Agencies) é o primeiro caminho nessa busca.

Para minha surpresa desde de 2010 já se falava das consequências da invasão no mercado internacional pelas OTA's e o receio de como seria o avanço delas no mercado brasileiro. Pois é: elas estão aí!


Continuando minha pesquisa, em Agosto de 2015 numa reportagem na Revista Hotéis, levantava um alerta que a hotelaria estaria refém das OTA’s e que elas já ocupariam 76% das reservas nos hotéis, enquanto as reservar diretas seriam apenas 24%. Imagina agora! Não podemos negar que elas são uma mão na roda (para o hospede), com preços atrativos e facilidades de pagamento.

Mas para um profissional como eu, na área de hospedagem e aspirante na área de Marketing de Conteúdo, isso é um tanto complicado. Porque as OTA’S não só nivelam seu hotel/pousada a todos os outros, mas também fazem com que o cliente não defina muito bem o que ele quer, induzindo-o a ir quase sempre mais pelo preço do que pela qualidade, gerando algumas vezes frustrações.

Mineiramente falando, você pode me dizer: “poxa vida, mas como vou sair deles?” Meu amigo, no dá para sair “desembestado” das OTA's, simplesmente sair da noite para o dia, mas dá para você começar a se mexer e tornar essa parceria mais produtiva.


Porque elas também são uma forma de divulgação, mas é importante que aos poucos você valorize o que seu empreendimento tem de melhor, pois só você sabe o valor de estar aí todos os dias. O valor do seu suor, de cada detalhe pensado para que o hospede seja bem recebido.

E é justamente isso que tem que ser divulgado em forma de conteúdo, que eleve seu potencial, que fale exatamente do que você oferece e de como você se preocupa com o bem estar de quem se hospeda.


Por isso, a produção de conteúdo é tão importante para a construção da imagem do seu meio de hospedagem, será ele que vai educar seu hospede em meio a tantas ofertas escolher a sua. Fazendo que fique claro o serviço que você oferece e assim atraia sempre hospedes que tem e desejam o seu perfil.


Um grande abraço!



Ana Lucia de Souza Machado

é Profissional de Hospedagem I Negociações I Agenciamento I Escritora de artigos para o Linkedin e do Blog à Mineira

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