Dispenser, uma boa ideia?

Já pensou em colocar dispenser no lugar do shampoo e do sabonete em seu hotel?


Pois é, esta é a mais nova tendência nas américas, na Europa está em pleno uso; alguns acreditam que seja por questões ecológicas, outras que seja uma questão econômica, mas na verdade se trata de ambas.



No quesito ecológico o uso de dispenser no lugar dos cosméticos para banho reduz a quantidade de lixo a ser dispensado já que há a eliminação de embalagens individuais e redução drástica no desperdício, no quesito econômico há redução no tempo de produção, resíduos sólidos e desperdícios.


Obviamente que há quesitos regulamentadores em nosso país quando se trata de utilização de embalagens grandes e individuais, primeiro temos a ANVISA que obriga a informação do nome do fabricante, data de validade e lote em todas as embalagens e temos a política nacional de resíduos sólidos – lei 12.305/2010 (neste quesito indico a leitura do tema em livro publicado pela autora Telma Bartholomeu Silva da editora Nova Onda).



Vejamos agora as vantagens de operar o hotel com dispenser, primeiro devo lembrar que um hotel tem três focos a serem atendidos que são: proporcionar uma excelente noite de sono, proporcionar um confortável ambiente de higienização e proporcionar um maravilhoso desjejum, com base nestes aspectos que envolvem a operação hoteleira, o banho é um ponto crucial de atribuição de qualidade e obviamente que a disponibilização de produtos para tal é quase que obrigatória além de ser uma exigência nos vários sistemas de avaliação de qualidade.


Utilizemos como base um hotel com 100 UH’s com uma ocupação média de 60% tendo em média 1,3 hospede por unidade habitacional com 30% da hospedagem sendo mulheres e o número médio de diárias por reserva estar em 2,3.


Os consumos médios são os seguintes:

Em ambos os casos o consumo em MLs/Gr já está calculado pelo número de diárias por reserva.


Calculando o desperdício:

Em nosso exemplo, o número médio de ocupação feminina é de 30% e temos em média 1,3 hóspede por UH ocupada, aplicando a média ponderada para a questão temos os seguintes consumos:

Se você se utiliza dos seguintes produtos com as militragens indicadas abaixo seu hotel apresenta o seguinte desperdício




Ou seja, você pode estar produzindo o desperdício de mais de 850 Litros em produtos, mais de 28 mil embalagens que somadas aos litros desperdiçados pode chegar a quase 1 tonelada em produção de lixo anual.


Já a produção de lixo (embalagens) neste nosso exemplo pode chegar em média aos seguintes números:


Como seriam estes números se você utilizar o dispenser de 500 ml, o primeiro ponto que temos é a redução para número próximo ao zero com relação ao desperdício em produtos, e consideramos os mesmos números de consumo, logo... os números falam por si só!


Atrele este número a questões de produção, onde você tem uma menor carga de produção de lixo a ser coletado diariamente e redução no tempo de produção em até 7 minutos por diários por camareira temos outros argumentos para apoiar a ideia, contudo vivemos no Brasil e o maior numero de hóspedes são os brasileiros que tem certos hábitos que não são tão agradáveis.


Estudos realizados por esta consultoria verificou que o percentual de hospedes que quebram os dispenseres é alto, chegando a 20% de toda a hospedagem, logo é fácil assumir que dada a implantação em seu hotel de dispenseres, haverá um percentual de custo em consumo neste patamar até que seus hóspedes se acostumem com a ideia, mas, para brasileiros há brasileiros e já existem no mercado dispenser fabricado com tecnologia suficiente para reduzir este numero de quebra, ou seja, vale a pena racionalizar a mudança para o dispenser.

Para aqueles que ainda estão com dúvidas, clique aqui, deixamos a disposição a calculadora de desperdício e consumo em amenities (Excel) para download de forma gratuita.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

Atendemos em todo o Brasil desde pequenas Pousadas à grandes Resorts - (11) 9 8135 0888 | (11) 9 9810 6197

AMORC - Logo 07.jpg