Incluindo regras fundamentais e inovações
Impacto positivo na redução de horas extras e na satisfação dos funcionários
Assita o vídeo no youtube: "Revelado o método secreto de como montar uma escala de folgas para acabar com esta dor de cabeça para sempre" em nosso canal a partir do dia 01/08/24 ao meio dia.
Escala de folgas em hotéis e pousadas é uma enorme dor de cabeça para o Proprietário, Gerente e Chefes dos setores, o que mais complica são as quantidades de regras que existem com relação à CLT e o vários acordos sindicais em cada uma das cidades brasileiras. O que pode valer em uma cidade pode ser diferente em outra cidade.
Como a maioria não entende de forma cabal todas as nuances e necessidades, nem eu mesmo, apenas especialistas no assunto como contadores especializados em departamento de pessoal entendem melhor, contudo, estas regras mudam a cada ano, deixando estes os profissionais que cuidam apenas disto em constante estudos e questionamentos.
E não tem jeito, sempre há um deslize pela quantidade enorme de regras e legislação, mas, contudo, no entanto, durante muito tempo sofri também na confecção da escala de folga, para agradar gregos e troianos, aprendi “a ferro e fogo” quando trabalhava como funcionário em hotéis de rede.
Entendi que “com fogo não se brinca” e criei um método baseado em regras que foram surgindo ao longo do tempo com muitos erros e acertos, até que cheguei a um modelo de escala de folgas que nunca mais me deu dor de cabeça.
O maior problema que temos com relação a escala de folgas são:
Atender às questões legais e trabalhistas
Atender às necessidades dos funcionários que dela participam
A eliminação de horas extras
E atender a todas as solicitações de trocas de folgas por necessidade do funcionário ou por necessidade do hotel
As regras que adotei são as seguintes
Colocar as regras na política da empresa: estando na política da empresa e sendo divulgada ao funcionário no momento da contratação, evita questionamentos legais.
Horário de trabalho bem definido: com hora para entrar, sair para almoço, voltar do almoço e encerrar o periodo.
Dois folguistas: um folguista para o periodo da manhã e outro folguista para o periodo noturno e ambos alocados na maior parte no turno da tarde (quando temos três turnos como na recepção por exemplo). Isto atende a uma necessidade biológica de todo ser humano, já que o corpo precisa de um horário fixo de descanso para manter-se saudável.
Adoção de Folgas Duplas: uma vez por mês em finais de semana para todos os funcionários, isto encerra as reclamações dos funcionários com folgas de finais de semana, melhora o desempenho pois terão um final de semana completo em folga e elimina as horas extras.
Divulgação da escala com pelo menos 30 dias de antecedência: com este tempo mínimo de antecipação, eliminam as reclamações sobre folgas e as necessidades de trocas de folgas pelos funcionários diminuem.
Troca de Folga com pelo menos 15 dias de antecedência: obviamente que em comum acordo entre ambos os funcionários que desejam trocar a folga e solicitação feita por escrito, mantendo as regras necessárias para não ter problemas legais.
Troca de Folga entre funcionários de turnos diferentes: obviamente que mantendo a regra do item anterior e com a adição de que entre um turno e outro haja pelo menos 12horas de diferença, ou seja, aquele que sai as 23h não pode assumir um turno às 7h, a não ser que haja uma necessidade extrema como: morte de familiares, ausência de funcionários, problemas externos que impactam diretamente a operação como greves de ônibus, enchentes etc.
Não existe dia fixo de folga: desta maneira é possível fazer uma escala de acordo com a necessidade do hotel e sem fixar uma norma para que haja direitos adquiridos.
Quantidade de folgas: Todos os domingos e feriados são contados como número de folgas obrigatórias, o que atende a legislação e evita horas extras e adicional por trabalhar nestes dias pois elas são movidas para outro dia.
Escala 6x1: com a adoção de folgas duplas e a não existência de dias fixos de folgas fica impraticável fazer a escala 6x1, ela acaba ficando 5x1. Já que a lei te obriga a considerar feriados como folga obrigatória a escala normal terá de ser 5x1
Limite de 6 dias de trabalho entre uma folga e outra: isto é uma regra obrigatória, caso o funcionário continue trabalhando após o sexto dia, pode ser considerado como trabalho escravo (já vi ações trabalhistas com esta chamada).
Escala de folga estilo ondas: Criada por mim para facilitar a execução da escala, desta forma a escala de folgas tem uma lógica continua que segue do primeiro dia de adoção de forma infinita, com isto os funcionários conseguem prever suas próximas folgas mesmo que não estejam publicadas e você consegue fazer uma escala de folga para o ano todo. Funcionário entrou de férias ou trocou de funcionário? Não tem problema, ele entra no lugar de quem saiu.
Este método me levou a prêmios em rede internacional de hotelaria pois resolveu o problema do hotel em que eu liderava (quando funcionário) e resolve problemas dos hotéis de meus consultados pois não há horas extras ou horas adicionais, baixa solicitação de troca de folgas e satisfação dos funcionários ao longo do tempo.
O que é uma escala de folgas em ondas?
É a imagem que ela produz quando visto de forma gráfica, com fácil visualização
Por que não há horas extras?
Devido ao formato da escala, a quantidade de horas contratadas para o trabalho (44h semanais) quando considerado no mês de operação (em média 186h) o funcionário trabalha menos que esta carga ficando horas em haver para o hotel. Bom para quem adota banco de horas e melhor para que não adota banco de horas.
Exemplo prático
Nunca deixe de consultar um contador ou um advogado para sempre estar dentro da legalidade e das normas que mudam constantemente, aproveite que está por aqui se inscreva no canal, deixe seu comentário do que achou e indique para um amigo que você sabe que precisa.
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