• Mario Cezar Nogales

Boas Festas e Feliz 2022

Boas Festas e Feliz 2022



Parece que o tempo voou não é mesmo?


Ficamos trancados, impedidos de trabalhar, voltamos, estamos trabalhando, a hotelaria se renovando, falta de funcionários, nova cepa, medo do futuro, ditaduras sendo implantadas, novos “judeus” sendo identificados, guerra política, guerra de quinta geração, falta de insumos, larápios voltaram a política, polarização, direita-esquerda, teorias de conspiração, fique em casa, use máscara, não use máscara, volte a trabalhar, a economia vemos depois, eu te disse... Mas que PERIODO! Parece que estamos dentro do “samba do crioulo doido”!


Renovamos as nossas esperanças e estamos trabalhando para voltar a ser o que éramos mesmo que haja um “novo normal”, mas novo normal para quem? Poderosos continuam poderosos, políticos continuam políticos e nós... não continuamos sendo nós! Como um despertar que ocorreu a grande maioria já entendeu que somos a base da pirâmide e os que estão acima não sabem o que fazer um novo ser que veio nos acossar (novamente) o que parece ser cíclico, já passamos por isto a um século atrás e sobrevivemos, nos retomamos, nos reforçamos, guerreamos e... poderosos continuaram sendo poderosos e políticos continuaram sendo políticos.


Em nosso ramo, o hoteleiro, estamos surpresos com a resposta dada pelas pessoas, hotéis cheios em todos os cantos do país e a pergunta que nos fazemos é: até quando? Será que a economia pegou de volta? Será que a economia vai se sustentar? Teremos novos fechamentos? E a doença, ela pega ou não pega? Se tomo a medicação ela pega ou não pega? A medicação resolve? E agora, trabalhando de volta, exijo a medicação ou não exijo?

A pergunta máxima que faço é: Por que é obrigatório?


Novamente, em nosso ramo hoteleiro devemos estar preparados para tudo, e não há forma mais correta do que o empirismo e a correta gestão, seja ela gestão de receitas, revenue management, yield management, ou a pura e simples “administração de padaria”. O que importa hoje é: Atender o hóspede com hospitalidade extrema, afinal de contas foi para isto que hotéis foram criados, uma boa noite de sono com hospitalidade e cortesia!


Teremos de treinar novamente os colaboradores? SIM

Teremos que melhorar a hospitalidade? SIM

Teremos de ser cautelosos? SIM

Teremos de ser empíricos? SIM

Teremos de nos preparar para fechar (de novo)? SIM

Mas o principal sera: Teremos de manter a soberania e a liberdade que alcançamos em nossa era pois políticos e poderosos estão avançando e com uma desculpa... estão nos retirando isto!


Em suma: Feliz Hanukkah, Feliz Natal, Boas Festas e Feliz e prospero 2022, afinal de contas sempre dependeu de nós!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo