top of page

Vale a pena trocar seus amenities para dispenser?


Apesar de parecer tarde um artigo sobre se vale a pena ou não substituir seus amenities por dispenser, ainda há muitos profissionais que estão com dúvidas a respeito, até mesmo por conta do histórico de implantações passadas deste mesmo sistema.


Em nossa história hoteleira, tentativas de se implantar o sistema de frascos maiores para os amenities dos meios de hospedagem afim de evitar desperdícios, brasileiros se depararam com a problemática de que mais de 30% eram roubados o frasco inteiro ou era roubado o conteúdo dos frascos em apenas uma hospedagem, problemática nas reposições, enfim, uma dor de cabeça que a maioria dos gerentes e diretores colocaram esta ideia de lado.


Hoje, com a tecnologia mais desenvolvida, os suportes e frascos estão dando conta desta temática, e há uma disponibilidade de amenities, tanto de marcas conhecidas como os personalizados para atender cada vez a maior demanda para redução de custos, melhoria do meio ambiente e sustentabilidade.

 

Redução do desperdício e do custo.

Para termos esta conclusão, iremos necessitar da velha e boa matemática e estatística, então vejamos: de um lado temos os frascos de 30ml contra frascos de 250ml a 500ml, bom, apenas por obviedade se nos aparenta uma redução grande de desperdício, afinal aquela sobra que fica nos frascos pequenos quando há troca de hóspedes parece nula, não é mesmo? Vamos então aos cálculos:

Partimos do seguinte princípio de comparação a partir de um determinado período (30 dias)

  • Número de Reservas: 2300

  • Número de Diárias: 3500

  • Número de Hóspedes: 4200

Este hotel utiliza: xampu 30ml, condicionador 30ml e sabonete em barra 20gr e vamos comparar com a colocação de xampu 500ml, condicionador 500ml e Sabonete Líquido 500ml.


Chegamos à seguinte conclusão:

  • Com relação a produção de lixo, deixou-se de produzir cerca de 79 litros de líquidos.

  • Com relação à redução de custos houve dois resultados:

  • Resultado 1: adoção dos dispenseres sem a reposição por galões, neste caso a redução de custo chega a 26% com relação aos frascos.

  • Resultado 2: adoção dos dispenseres com a reposição por galões, no primeiro momento de implantação, esta redução é de 26%; a partir do momento que começar a reposição do produto através dos galões a redução chega a aproximadamente 76%.

Para este estudo, utilizamos o mesmo produto de um fabricante que disponibiliza tanto em frascos de 30ml quanto em dispenseres.

 


Com o uso deste formato cuja tecnologia está bem avançada no Brasil, se torna viável a implantação desta modalidade em qualquer meio de hospedagem, além de mostrar a preocupação que o empreendimento tem com as questões de sustentabilidade e ecológicas já que consegue reduzir, não apenas as questões de custo de produção, mas também a quantidade de lixo produzido

 

Os números que estudamos não foram levados em consideração o montante de embalagens utilizadas, adicione isto aos cálculos e teremos muito mais que os 79 litros de lixo produzido apenas com o produto.

Outra questão que viabiliza em muito a substituição pelos dispenseres é de que os hóspedes já se habituaram com este tipo de serviço e até preferem, e pode ser adotado por qualquer meio de hospedagem, desde as pequenas pousadas até os grandes resorts, procure (como já indica a ANVISA) aqueles fornecedores que têm o cuidado com o ESG, com a produção de seus produtos e práticas condizentes com estas questões.

 


Se quiser realizar um comparativo, a SN Hotelaria disponibiliza uma planilha exemplo em que você pode colocar os dados e realizar esta comparação, basta enviar um e-mail identificando seu hotel e informado que leu este artigo no blog da SN Hotelaria para mario.nogales@snhotelaria.com.br, esta planilha é totalmente gratuita e a consultoria não lhe pedirá nenhum cadastro.

 

Mario Cezar Nogales é consultor especializado em hotelaria e conta com experiência no ramo desde 1989, sendo autor de sete livros técnicos em hotelaria. Acesse: www.snhotelaria.com.br

73 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page