top of page

O que saber sobre os amenities


Quando pensamos em amenities para os meios de hospedagem sempre pensamos em xampu, condicionador e sabonetes, contudo, os amenities ou amenidades são um dos quesitos básicos para a comodidade dos hóspedes e temos uma lista enorme destes itens que vão deste a necessidade básica que são: sabonete, xampu e papel higiênico, passando por condicionadores, loções e chegando a barbeadores, lenço de papel, loções hidratantes, demaquilantes e etc.


A indústria nacional está bem preparada neste quesito e temos os mais variados fornecedores com a mais variada gama de qualidade e saber escolher quais os produtos seus hóspedes necessitam, e quais eles esperam chega a ser uma junção entre arte e ciência, mas primeiro devemos nos perguntar: Qual é a estratégia nestes itens?



Sabonetes e Frascos para Xampus, Condicionadores, etc.


Obviamente que colocar frasquinhos com a logo do hotel é algo que além de denotar uma maior preocupação com o hóspede também é a máxima da propaganda e publicidade: “coloque a sua marca em tudo” e com este objetivo vieram além dos amenities personalizados os enxovais de cama e banho, o que até meados de 1990 eram artigos para poucos devido a grande quantidade de unidades que a indústria personaliza; com a vinda da tecnologia a relação preço x quantidade foi se ajustando e hoje se consegue fazer frascos personalizados em uma quantidade que pode ser utilizada até mesmo por pousadas com 15 unidades habitacionais.


Atualmente temos três vertentes nestes itens, são eles: os frasquinhos personalizados, os frasquinhos de produtos de marca e os dispenseres e sua aplicação vai de encontro à estratégia de vendas de seu produto (seu hotel).



O banho agradável para antes ou depois de uma boa noite de sono é tão importante quanto a qualidade do sono de seu hóspede, ele pode melhorar ainda mais a experiência do usuário levando a até mesmo surpreender as expectativas da hospedagem, logo devemos racionalizar no seguinte:


Frasquinhos personalizados: Se seu hóspede gostar dos produtos vai acabar levando para casa e este de fato é o intuito de tê-los personalizado, afinal de contas se trata de uma publicidade conhecida como o de “boca-em-boca”, todos tem um ou outro amigo que tem frascos de hotéis que se hospedaram e que lhe trazem boas lembranças e que até mostram para seus outros amigos e conhecidos onde estiveram e recomendam a hospedagem.


Frasquinhos de produtos de marca: Geralmente são os de marcas conhecidas e confiáveis e querem dar um requinte ou exclusividades para seus hóspedes e quando levam consigo é para mostrar que o meio de hospedagem que ficou tem estes produtos e o demonstram como vantagens.


Dispenseres: uma moda recente que veio com o advento da tecnologia, são frascos maiores como os que temos em casa (em média 400ml) e estão dispostos em suportes dentro do box, a preocupação que o meio de hospedagem coloca aqui, além da qualidade do produto, é com a redução da quantidade de resíduos (lixo) e preocupação com a sustentabilidade de seu negocio. A única questão aqui é o sabonete líquido, obviamente que para melhor qualidade o meio de hospedagem deve, indubitavelmente, disponibilizar esponjas descartáveis.



O Papel Higiênico

Este é um item indispensável em qualquer hospedagem, afinal sua utilidade é muito variada, mas no que tange ao principal não há tecnologia que o sup


ere, obviamente que não há rolos personalizados e a qualidade com a macies, toque, suavidade


e absorção são critérios muito importantes. Ninguém sabe até hoje quando começou a


dobra da ponta do papel higiênico, contudo este quesito (a dobra) se tornou importante pois com ele o hospede tem a impressão de que o papel higiênico é novo e não foi usado


ainda, além do mais, quando esta dobra é feita de forma correta ou com qualidade, demonstra uma preocupação a mais com seus hóspedes.


Alguns hotéis utilizam, além da dobra, um adesivo ou uma marca d’agua no produto o que demonstra ainda mais a preocupação com o bem estar que o estabelecimento tem com seus hóspedes.


Assessórios


Estes itens são encontrados nos mais variados tipos de hospedagem e temos os itens básicos e necessários como as toucas de banho e o lenço de papel e outros itens que podem estar a disposição ou a solicitação como kits para higiene bucal, para barbear, para demaquilar enfim, uma grande variedade.


Assim como os frascos e sabonetes, coloca-los a disposição em embalagens personalizadas, além de demonstrar a preocupação com a qualidade da hospedagem também agregam valor ao serem personalizados já que, quando os hóspedes levam estes produtos estarão levando itens que o fizeram ter uma experiência positiva em sua hospedagem.


Como identificar a qualidade dos produtos


Xampu: em frascos translúcidos é possível checar a qualidade, o que importa aqui é que o produto faça bastante espuma e limpe os cabelos, em média 10ml do produto conseguem realizar esta limpeza e para que se tenha certeza de que o que você está comprando tenha xampu no lugar de agua basta fazer o seguinte: chacoalhe o frasco por um tempo, se a consistência do produto após ser chacoalhado fique com aparência de gel, isto quer dizer um produto de qualidade. O mesmo vale para sabonete líquido, shower gel ou espuma de banho.


Condicionador: em qualquer tipo de frasco é fácil de se checar a qualidade, os condicionadores devem ter consistência de creme e da mesma forma que clara em neve, ao ficar de ponta cabeça o produto não deve escorrer, o mesmo vale para loção hidratante.


Sabonete em barra: temos disponível no mercado varias possibilidades deste produto, seja ele branco comum, com hidratante, com ou em glicerina, vegetal, etc. O que todos estes produtos tem em comum é a aplicação de cal, este item é utilizado na indústria para dar liga ao produto o que facilita para a aplicação de vários formatos, obviamente que o cal, por ser um produto acido ele deve ser usado em pouca quantidade e é o que se chama de “carga” nesta indústria. O que trás emoliência e qualidade a este produto é a sua base, seja ela gordura animal, vegetal ou glicerina, a qualidade e agradabilidade está intrinsicamente ligada a esta base e isto quer dizer o seguinte: quanto maior a carga, mais áspero o sabonete e menos espuma ele faz, e este é o teste, usar o sabonete e verificar a quantidade de espuma que ele faz e se a pele fica hidratada ou áspera.


Papel higiênico: a melhor forma de identificar a qualidade deste item é a suavidade no toque e a sua resistência ao úmido, em geral, no Brasil, os papeis higiênicos recebem branqueadores óticos e por este motivo encontramos no mercado papeis bastante branco, são poucos os fabricantes que colorem e esta coloração tem um motivo, a utilização de reciclagem já que branquear se torna mais caro. A qualidade aqui está muito mais na resistência ao úmido que a sua brancura.


Mario Cezar Nogales é representante Harus desde 2006, atualmente com produtos para toda a unidade habitacional, solicite seu orçamento representante.harus@snhotelaria.com.br


77 visualizações0 comentário
1 HORA DE CONSULTORIA GRATIS.png
bottom of page